Regra 80/20 para você negociar melhor e vender mais

Hoje vou falar sobre a porcentagem entre postura e tecnicismo.

Você sabia que existe uma regra fundamental para que qualquer negócio cresça, inclusive o seu?

E essa regra é:

80% no processo de negociação e venda é postura e 20% é técnica e processos.

Logo, de nada adianta todo o tecnicismo, todas as estratégias, se você ou sua equipe não tiverem postura. Sem postura, muitas vezes não haverá resultados.

E postura tem a ver também com motivação e foco/direcionamento.

Pessoas desmotivadas minimamente veem o resultado. O ser humano se motiva com resultado. Por isso, não tem nenhuma frase, nenhum grito de guerra que motive uma pessoa mais do que o resultado.

Eu falo isso por experiência própria. Eu vejo isso acontecendo o tempo todo nos eventos e consultorias que participo. Eu percebo claramente pela postura, pela fisionomia e até o tom de voz quando o médico veterinário não está tendo resultado.

Ele geralmente fica cabisbaixo, com semblante triste ou preocupado. E porquê? Porque está desmotivado já que não tem resultados.

O contrário também eu vejo: médicos veterinários animados porque obtiveram resultados. Sim eles estão sempre motivados.

E isso faz todo o sentido. O resultado motiva!

Quando uma pessoa está desmotivada, e se este for o seu caso e da sua equipe, é preciso traçar planos de ação, pelo menos o minimamente possível, que valem muito mais que palavras de incentivo.

É claro que as palavras funcionam, mas acredite: se você traçar planos e colocar em prática os resultados serão bem diferentes.

E a cada resultado, mesmo que pequeno, já te ajuda nesse processo de motivação e foco/direcionamento. Por isso, para ser bons vendedores e negociadores 20% é técnica e 80% é postura.

Pense sempre o seguinte: saber vender e negociar vai deixar sua vida mais fácil e o cliente feliz!

E nesse processo há alguns pontos que jamais podem ser esquecidos até porque fazm parte do contexto:

Você e sua equipe precisam ter em mente que o seu produto ou serviço realmente é bom o suficiente para o seu cliente.

Você e sua equipe devem entender que vocês têm em mãos algo que é muito bom, que entrega uma solução, que vai transformar a vida do animal e também do tutor.

Conheçam tão bem seus produtos ou serviços a tal ponto que a pessoa avalie: “realmente eles sabem do que estão falando.”

Essa tríade é essencial: conhecimento, atitude, confiança!

E quando vocês internalizam essa dinâmica é preciso dar um passo a mais: conhecer as necessidades do cliente e prepará-lo para a compra.

Existem várias formas para isso, uma delas é falando dos benefícios dos seus produtos ou serviços, da transformação que eles irão causar no animal, por exemplo.

Acontece que para vender mais, ter mais resultados é preciso que você seja uma pessoa decidida a fazer a sua própria transformação.

Sim, é bem verdade que tomar uma decisão não é difícil. O difícil é mantê-la. Quantas vezes você já deve ter dito por exemplo: agora vou parar de tomar refrigerante, agora não vou mais fazer isso ou aquilo, mas aí você desiste?

Porque decisões são fáceis de serem tomadas, difícil é mantê-las.

Você só consegue manter a decisão quando consegue criar novas decisões, novas metas. Infelizmente a maioria de nós quando não estabelecemos novas metas superiores a anterior tendemos ao declínio. E isso faz parte da nossa natureza.

Mas…

Você sabe que a resposta está em suas mãos. Ou você decide em ser um empresário mediano ou um empresário extraordinário.

O fato é que ganha mais, é mais feliz quem segue a Regra 80/20 . Se você está disposto a ser um profissional extraordinário, com uma equipe também extraordinária pense seriamente nessa nossa conversa.

Grande abraço!

Prof. Gioso
Clínica Empreendedora