Lição #1

O que o comprador - seu cliente - ganha de fato?

Caro leitor(a),

A primeira coisa que você precisa entender é que é possível vender sim com uma certa facilidade, desde que você saiba que a venda tem a ver com o processo de negociação.

Ou seja, venda é negociação, é saber negociar!

Quando você aprende a negociar você vende mais, lucra mais, vende com mais velocidade, facilidade e com menos esforço.

O grande ponto é que a maioria dos empresários do mercado pet esquece uma coisa básica: vendas sempre envolve um processo de negociação entre duas partes. Alguém que tem uma solução e alguém que tem um problema.

Ou seja… é preciso saber que o seu cliente tem um problema, está te levando um problema, está te apresentando um problema e que você e sua equipe devem entregar a solução.

Por um instante pare e pense no seu negócio pet. O que as pessoas buscam nele? Eu posso acreditar que seja a solução para o pet delas, desde uma pequena a uma grande solução, concorda?

Pois bem…

O grande X da questão é que se você não está vendendo bem, se sua equipe também está ruim nas vendas é porque vocês não são bons negociadores.

Vendedores são bons negociadores. Se vocês não sabem negociar muito provavelmente não conseguirão vender bem!

Quem sabe vender, vai conseguir vender. Não importa qual o nicho que você atua e onde está o seu negócio pet.

Aprenda a negociar melhor! Simples assim, ok?

Imagino que agora você deve estar se perguntado:

Ok, Gioso. Mas como melhorar minha capacidade de negociação?

O que preciso fazer para ter essa habilidade mais importante para vender bem e como faço para vender mais?

Então…

Para melhorar as suas vendas você precisa responder, aprender e aplicar essas 3 perguntas…

1. O que o comprador – o seu cliente – ganha de fato?
2. O que ele perde se ele não comprar agora de você?
3. Qual risco ele corre de não comprar com você?

Nesta primeira lição vou falar somente da primeira pergunta, ok?

O que o comprador – o seu cliente – ganha de fato?

Quando você montou seu negócio você chegou a pensar o que de fato o seu cliente ganha em ir até o seu negócio?

Bom, eu preciso te falar que com certeza ele, o seu cliente, pensa no que vai ganhar ao ir ao seu negócio.

E quando falo em ganhar não entenda apenas o produto ou serviço. Há ainda algo mais a ser explorado na resposta à essa pergunta.

Imagine que a vida toda você acreditou que o que seu comprador vai ganhar são os serviços ou produtos de alta qualidade que você vende ou oferece, são os descontos e bônus que você sempre dá, ok?

Mas… acredite… não é apenas isso!

Em um processo de venda, de negociação, inconscientemente o que vai gerar também maior conexão entre você e o seu cliente é focar naquilo que ele e seu animal podem ter de benefícios além da compra ou aquisição do serviço.

Por exemplo:

Se você tem um petshop você não apenas vende produtos e serviços. Você também proporciona bem-estar, saúde, higiene, beleza e até elegância (com os adereços) ao pet.

E é essa visão que o seu cliente precisa internalizar no processo de compra. Ele precisa ver além do produto ou do serviço. E você e sua equipe precisam falar e apresentar esse diferencial.

Ele deve ver vocês como especialistas em dar a melhor experiência de saúde, higiene e beleza ao pet. Logo, crie essa mensagem mental para gerar ainda mais valor ao seu negócio pet.

Quanto mais você gerar valor dessa forma, os bônus, descontos e tudo que vir depois podem até ser importantes, mas não serão os principais responsáveis pela efetivação da venda.

Se você ainda está em dúvida, basta refletir para você mesmo. Quando você pensa em férias, o que vem à sua cabeça? O que você imagina que vai ganhar de fato nessas férias? O ‘descontaço’ da agência, o serviço maravilhoso do hotel ou o descanso merecido?

Da mesma forma é o seu cliente. Quando ele pensar no seu negócio, o que ganha de fato?

Pense nisso!

Essa lição ficou bem ‘recheada’, mas eu prometo que as próximas serão mais rápidas, ok?

Grande abraço!

Prof. Gioso
Clínica Empreendedora